terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sexagem das Aves

Olá pessoal... tudo bem?

Hoje vou mostrar outra novidade do meu viveiro. Fizemos na semana passada sexagem das aves, que é um exame de sangue realizado nas aves, o qual um laboratório especializado analiza o sangue coletado e define o sexo da ave, uma vez que muitas delas não conseguimos diferenciar o sexo pelo dimorfismo sexual (que é uma característica externa que diferencia o macho da fêmea). Este exame pode ser feito de duas maneiras: Coletando uma pena da ave com o cartucho cheio de sangue ou fazer um pequeno furo com uma agulha esterelizada no pé da ave sem machucá-la, minha bióloga e eu optamos pela coleta através de algulha no pé da ave, uma vez que este método é mais garantido para o resultado.

Eu assinando o contrato de serviço com a Biotech

As Lâminas e contrato

Agulha esterelizada utilizada na coleta

Lâmina com as informações da ave, como: anilha, espécie e anilha dos pais.

Gota de sangue para exame.

Espero que aprendam com esta postagem!

Abraço


Marcão

11 comentários:

  1. Olá Marcão, meu nome é Jefferson, eu vi que vc tem um Loris Arco iris, estou a procura de um tbm, vc teria um criador para me indicar???
    Meu e-mail é: j.d.castro@bol.com.br fico no seu aguardo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson tudo bem?
      Então, no momento não tenho ninguém para te indicar, mais se souber de alguém, aviso a voce. Obrigado pela visita.


      Marcão

      Excluir
  2. Bom dia Marcos, parabéns pelas aves. Vc comentou que fez um registro para criar estas aves. Tenho uma dúvida e talvez vc possa me ajudar: para solicitar a licença do IBAMA para criar aves brasileiras em cativeiro é necessário abrir uma empresa ou é possível conseguir esta autorização como pessoa física? Me chamo André e meu e-mail é: apetrinibr@yahoo.com.br Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Abdré tudo bem?

      Você pode fazer um registro como pessoa física se associando a sociedades de ornitologia autorizadas pelo IBAMA em sua própria cidade. Aqui no Vale do Paraíba temos a UOVP - União Ornitológica do Vale do Paraíba. Te enviarei um email para mais detalhes.
      Obrigado pela visita!

      Marcão

      Excluir
  3. Oláa! meu nome é rafaela e eu AMO aves tambem...tenho periquitos e 2 papagaios e queria pedir se voce pode postar fotos dos seus viveiros! bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela tudo bem?
      Que legal! Você gosta do mesmo tipo de aves que eu: Os Psitacídeos! São os meus preferidos. Vou postar sim pode deixar!
      Obrigado pela visita!

      Marcão

      Excluir
  4. Olá tenho uma calopsita e ela está com diarréia, preciso fazer um exame laboratorial pois acho q ela pegou aquela doença Clamídia, ela só tem 3 meses e está comigo a 1 mês. Vc tem algum lugar mais barato mesmo pra fazer esse exame. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Vocês são de onde.? Tenho três filhote de canario e uma sabia parda

    ResponderExcluir
  6. Por favor coloca o preço
    M obg boa noite

    ResponderExcluir
  7. Bom dia vou fazer só da sabia.meu mail
    E jesiofelix@hotmail.com.obg

    ResponderExcluir