quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Casal de Jandaia

Bom dia pessoal!!!

Agora sim estou voltando para o blog, o viveiro andou passando por algumas mudanças, mas vou atualizar as últimas informações pra vocês!

Primeiramente quero contar a vocês que o Chico ganhou uma companheira, ela se chama Nala e eles se deram muito bem!!!



Nome científico: Aratinga jandaya
Outras denominações: Cacaué, Nandaia, Queci-queci, Quijuba.
Ave pertencente à família dos psitacídeos.
Como todo psitacídeo, necessita de atenção. Não é um grande “falador”, mas aprende algumas palavras, sendo considerado um bom “assobiador”, aprendendo hinos e outras músicas. É animal extremamente curioso e brincalhão, sendo excelente “pet”.
Tamanho: 30 cm
Peso: 130 g
Expectativa de vida: 30 anos
Características: A cabeça amarela e a região ventral do corpo têm tonalidade alaranjada, sendo as coxas, dorso e a parte superior das asas verde. Apresenta bico negro, em torno dos olhos (zona periocular) tem cor branca. As patas são cinza. Não existem características físicas que diferenciem machos e fêmeas (dimorfismo sexual).
Distribuição geográfica: Ocorre no Brasil, no sudeste do Pará, Maranhão e Pernambuco e leste de Goiás.
Habitat: Em orlas de floresta, mata secundárias, plantações de palmeiras (coqueiro, carnaúba), pastagens e campos cultivados. Vivem em pares e para dormir reúnem-se em bandos.
Alimentação: Frutos e sementes.
Reprodução: Ocorre de agosto a dezembro, em ocos de árvores ou em buracos feitos por pica-paus a pelo menos 15 metros do solo. Ovos arredondados, brancos e pequenos, com uma postura média de três ovos. São incubados principalmente pela fêmea que é alimentada pelo macho, durante um período de 24 a 26 dias de incubação. As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais), permanecendo cerca de dois meses no ninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário